segunda-feira, 13 de julho de 2009

I Seminário Interno de Educação Infantil da EMEI Raio de Sol


Um sábado inteiro de muitas atividades: palestras, almoço e um workshop pra lá de legal! Todos os funcionários participaram e eu aproveitei uma brechinha nas atividades para tirar uma fotinho com minha colega de turma Carol. Costumo falar que só sou completa e vejo meu trabalho render quando estou com colegas cumplices, sensíveis, parceiras nas artes, bagunças, encrencas e afins!!! E assim é a Carol, uma colega que trabalha quantas horas mesmo? 12, 14, 16 horas por dia? As vezes acho que ela nem dorme...

Carol, muito obrigado por tudo!!!

domingo, 12 de julho de 2009

2º Simpósio Brasileiro de Educação Infantil - 27º Simpósio de Educação Infantil do Vale dos Sinos e do Caí

Eu e a colega Luísa fomos participar desse simpósio que ocorre a cada dois anos na nossa região. Foram dois dias em que escutamos outros educadores e especialistas em educação infantil. Tempo de reforçar idéias, repensar ações, trocar informações, conhecer outras realidades e se encantar com o mundo dos pequeninos.
Da minha parte, também fui apresentar um pouquinho da experiência que venho estudando nas turmas de Berçário e pela primeira vez pude falar do blog! Foi muito proveitoso e causador de um friozinho na barriga inesquecível (rsrsrsrsrsrs)!
Também pude participar de uma oficina com Altino José Martins Filho, autor que tanto utilizo como referência para falar de infância e da relação adulto/criança em ambientes coletivos.
Deixo aqui uma pontinha das sua provocaçlões/reflexões:
"Ninguém oferece ao outro o afeto que não tem, compartilha a experiência que não possui, indica soluções técnicas que não conhece, conta a história que não ouviu ou leu, estabelece relação/interação de respeito se não é bem acolhido."
Então vamos experienciando, vivenciando, transformando!!!
Eu e a Luísa já começamos!
ORALIDADE, ACUIDADE VISUAL, MEMÓRIA

Mais uma atividade das colegas Luísa e Stéfany!

Esses desenhos foram feitos com fita durex colorida. São chamativos, com formas simples e que realmente identificam os objetos que queremos que os bebês identifiquem (casa, sol, nuvem, árvore, flor, violão, lápis, etc). Através dos desenhos podemos criar histórias, mostrar detalhes, cantar musiquinhas, enfim... Eles adoram, tocam nos desenhos, começam a pronunciar as palavras, mostram empolgados que já conhecem aquele desenho. Não esquecer de proteger as imagens com contact ou durex transparente.