terça-feira, 15 de julho de 2008

Projeto do Berçário 1 2008


Esse é o registro (uma pontinha!) do nosso projeto, ou melhor das ações que estamos realizando na turma de Berçário 1 da nossa escola.

“DESCOBRINDO E BRINCANDO NO BERÇÁRIO”


JUSTIFICATIVA:
Percebendo que o bebê é um sujeito ativo, capaz de construir o seu conhecimento, pensamos em continuar a qualificação do Berçário, propiciando que essa construção ocorra num ambiente favorável, repleto de estímulos e desafios planejados de acordo com suas necessidades. Através dessa intencionalidade é que justificamos o ato de descobrir e brincar no Berçário.

OBJETIVO:
Propiciar um ambiente repleto de oportunidades que favoreçam o descobrir, o experenciar e o brincar de modo prazeroso e constante, sem barreiras, sem negações, com ações que transmitam segurança, criem vínculos e sejam ricos em sutilezas de ações. Essas descobertas experenciadas no brincar é que irão ajudar no desenvolvimento das habilidades que as crianças estão adquirindo (noção de espaço, consciência corporal, percepções, linguagem, habilidades motoras).

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Tendo a idéia de que a infância é uma construção social, caracterizada por uma fase da vida de desenvolvimento físico, cognitivo, psíquico e social, onde se aprende a interagir com o ambiente em que se vive, bem como as regras que regem a sociedade da qual faz parte, não procuramos impor uma aprendizagem, mas buscamos dar a liberdade, para que a criança, através de seu interesse e experienciações, busque os meios de assimilar as novas descobertas. Para tanto se faz necessário que o ambiente seja propício para estas descobertas. Sendo as professoras responsáveis por elaborar um ambiente adequado, objetivado e seguro para este fim.
Depois de passado da fase “invisível’ do Berçário, ficamos comprometidas em construir ações que remetessem a uma atuação mais vinculada as especificidades de cada bebê, percebendo sempre o que nos diziam através de suas diversas linguagens, cuidando para respeitar seu tempo e suas carências.
Através da construção de materiais, da adequação do espaço e da relação diária com os bebês, descobrimos:

[...]A aprendizagem é uma atividade cooperativa e comunicativa, na qual as crianças constroem conhecimento, dão significado ao mundo, junto aos adultos e, igualmente importante, com outras crianças: por isso enfatizamos que a criança pequena como aprendiz, é um co-construtor ativo.(DAHLBERG, MOSS e PENCE, 2003, p. 72)


Ao planejarmos as diversas oportunidades de as crianças realizarem novas experiências levamos em conta: o que será experiência para cada uma delas? O que vai tocá-las? É importante para a criança ou é apenas uma atividade planejada pela professora sem levar em conta os interesses e os modos de pensar e agir dos pequenos? O que se planeja está pautado nos jeitos de ser e de se expressar daquelas crianças? Respeita os seus tempos? A proposta tem a intenção de ampliar e enriquecer o repertório cultural, cinéstico, afetivo, relacional dos pequenos? (TRISTÃO, 2006, p. 52)
Continuaremos pautando nosso trabalho (qualificação do espaço e das ações) no que Galardini e Giovannini (2002, p. 118) dizem:


“O que costumamos chamar de ambiente generoso é o tipo de ambiente que resulta não somente da riqueza e variedade dos materiais oferecidos, mas também das atitudes dos professores, implícitas no cuidado com que os materiais foram procurados, escolhidos e oferecidos ás crianças. Trata-se de uma atitude generosa, que se caracteriza pela atenção e escuta constantes por parte dos adultos que sabem observar, oferecer coisas e fazer isso na medida e nos momento certos.”

EDUCADORAS: MARISETE, MARLENE E SABRINA / JULHO DE 2008

14 comentários:

Thais disse...

ótimo

Sandra disse...

Adorei seu blog,você é muito criativa,parabéns!

Myllene Kelly disse...

OLÁ TUDO BEM ?
MORO EM CALDAS NOVAS, ESTOU QUERENDO MONTAR UM BERÇARIO, ADOREI O SEU PROJETO.

ESTOU PESQUISANDO, AINDA NAO SEI POR ONDE COMEÇAR.

UM ABRAÇO

Anônimo disse...

Discussão pensativa nesta página, visões como aqui vemos dão valor a quem quer que visitar neste blogue :)
Escreve muito mais do teu sítio, a todos os teus leitores.

Anônimo disse...

Amei seu Blog...Parabéns...
Gostaria de saber oq vc quer dizer com:"Depois de passado da fase “invisível’ do Berçário,"
Seria o bebe ja na creche II?
Obrigada.
Aguardo retorno.

graziela disse...

Adorei ver o seu projecto, eu sou da covilhã e ando mt.interessada em eleborar um projecto para a abertura de um berçãrio, se lhe fosse possivel gostava que me informasse quais os passos que deu. obrg.

graziela disse...

gostava que me informasse se não se importa quais os passos que deu para abertura do berçãrio, pelo facto de que achei um trab.fantástico, eu adorava tb abrir um berçário mas sinceramente não sei por onde começar. obrg

Marreli disse...

Ola pode me dar orientação de como trabalhar em um bercário.obrigada

Marreli disse...

Ola pode me dar orientação de como trabalhar em um bercário.obrigada

Marreli disse...

Ola pode me dar orientação de como trabalhar em um bercário.obrigada

LUZIMEIRE disse...

OLÁ, ADOREI SERÁ QUE TERIA COMO ME DAR ALGUMAS DICAS DE PLANO DE AULA PARA BERCÁRIO, COMECEI ESSE ANO E ESTOU PERDIDA.

ju disse...

OLA BOA NOITE GOSTARIA DE SABER ALGUNS PROJETO PARA BERÇARIO ESTO MEIA PERDIDA PODERIA ME AJUDA MEU NOME E JULIANA COMECEI POUCO TEMPO.

ju disse...

OLA BOA NOITE GOSTARIA DE SABER ALGUNS PROJETO PARA BERÇARIO ESTO MEIA PERDIDA PODERIA ME AJUDA MEU NOME E JULIANA COMECEI POUCO TEMPO.

ju disse...

JULLYBRAGAREIS@HOTMAIL.COM
PROJETO PARA BERÇARIO COMECEI AGORA ESTOU COM PERDIDA